domingo, 7 de setembro de 2008

Foi assim que começou...


Quem disse que ao domingo por volta do meio dia só dá programas de national geographic ou a eucaristia de domingo na televisão?! Nada disso!! Hoje fui presenteada com um programa bastante enriquecedor acerca das Metanfetaminas que gostava de partilhar aqui no blog. As Metanfetaminas são uma droga estimulante do sistema nervoso central, muito potente e altamente viciante, cujos efeitos se manifestam a nível central e periférico. As Metanfetaminas tem-se vulgarizado como droga de abuso devido aos seus efeitos agradáveis intensos tais como a euforia, aumento do estado de alerta, da auto-estima, do apetite sexual, da percepção das sensações e pela intensificação de emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir. MAS ISTO TODA A GENTE JÁ SABE!!! O que não sabe é que esta droga foi inventada por um Japonês, Akira Ogata, em 1919.
As metanfetaminas foram muito utilizadas no decorrer da segunda guerra mundial quando os militares Alemães as dispensavam sob o nome “Pervitin”. Estas drogas estavam amplamente distribuídas desde as forças de elite até as companhias dos tanques e pessoal da aviação. As metanfetaminas também eram distribuídas aos pilotos sob a forma de chocolate conhecido pelo nome “Fliegerschokolade” ("flyer's chocolate") ou Panzerschokolade ("tanker's chocolate") quando dado à companhia que trabalhava nos tanques.
Desde 1942 até a sua morte em 1945, Adolf Hitler recebia injecções intravenosas de metanfetamina por parte do fisiatra pessoal para o tratamento da depressão e fadiga. Supõe-se que a administração contínua de metanfetaminas a partir de 1940 conduziu a uma suposta doença de Parkinson ou sintomas semelhantes aos observados nesta mesma doença...bem como a toda a loucura que nele entrou em erupção!
Após a segunda guerra, uma grande quantidade de anfetaminas foi pilhada pelos militares Japoneses tornando-se disponível no Japão onde era conhecido nas ruas como shabu. Em 1951, o ministério da saúde japonês baniu esta droga o que levou a um aumento da produção ilegal destas drogas.
Nos anos 50 houve um aumento da prescrição legal de metanfetamina na população americana. As metanfetaminas começaram a ser prescritas para tratamento da narcolepsia, Parkinsonismo pós-encefálico, alcoolismo, em certos estados depressivos e no tratamento da obesidade.
Nos anos 60 verifica-se um aumento no consumo de anfetaminas, as quais, apesar de serem produzidas de forma legal, eram obtidas por meios menos lícitos. Em 1965, ocorre nova epidemia anfetamínica na Suécia concomitante com o fornecimento gratuito da droga pelo serviço nacional de saúde sendo, posteriormente, proibida.
Quando era uma droga legal, tornou-se bastante popular entre os camionistas e entre o pessoal que trabalhava no negócio dos aprovisionamentos devido às suas propriedades estimulantes. Estes grupos que usavam anfetaminas para fins “profissionais”, isto é, com o objectivo de os ajudar a cumprir as suas tarefas, quer elas fossem conduzir muitas horas seguidas ou permanecer a noite sem dormir, conseguiam manter um rigoroso controlo em relação ao seu consumo.
Nos anos 70 começaram a ser muito procuradas pelas classes trabalhadoras mais jovens, tendo-se perdido um pouco do referido controlo. É nesta altura que surgem os speed freaks, indivíduos que ficam vários dias acordados sob o efeito de anfetaminas, mas com aspecto debilitado devido à redução do apetite.
Consequentemente, nos anos 80 floresce o mercado negro de produção ilegal.
Em Portugal, alguns fármacos foram muito consumidos e objecto de abuso de natureza toxicómana, tendo estes sido retirados do mercado. Na segunda metade dos anos 80 e princípio dos anos 90, o Dinintel foi muito procurado, chegando alguns toxicodependentes a consumir mais de 50 cápsulas por dia. No nosso país não existem actualmente anfetaminas puras no mercado legal e são difíceis de encontrar no ilícito.
Nos últimos anos, o consumo de anfetaminas aumentou significativamente na Europa, principalmente associado à a raves e festivais.
É verdade, ao domingo de manhã também dão bons programas :)

Sem comentários: