terça-feira, 23 de setembro de 2008

Entrevista- segunda parte

Ainda gostava de ser ministro da Cultura?
Tenho melhor currículo cultural do que o da actual ministra. E no PS há homens – Manuel Alegre ou Mega Ferreira – melhores do que ela e nunca foram nomeados.
Carmona Rodrigues assistiu ao seu concerto no Maxime. Votou nele para Lisboa? Não sou republicano. Defendo um sistema monárquico como o espanhol. Eles defendem intransigentemente a sua cultura. Nós somos muito abertos ao que vem de fora.
Política à parte, e visto que esta entrevista é para o corridasdecavalo, quando voltamos a ver José Cid no hipismo?
A última queda deixou-me muitas mazelas, mas espero voltar às pistas em Setembro. Tenho vontade de participar no próximo Campeonato do Mundo de Veteranos. Tenho um cavalo excelente.
Há frases suas para a posteridade: a de Madonna ou Elton John. É o rei dos sound bytes?
É uma forma de chocar as pessoas. De dizer: "Portugal tem identidade própria. Não façam misturas". Não sou o Elton John português. Já tocava piano e cantava antes dele aparecer. Alguém imagina os Rolling Stones a nascerem em Almada? Ou o Júlio Iglésias a nascer em Penafiel? É óbvio que não teriam tido a mesma carreira.
Há frases de que se arrependa?
Como um macaco gosta de banana eu gosto de ti.
No seu novo disco tem uma versão da "Strawberry Fields Forever dos Beatles?
"Há 40 anos que queria gravar essa musica confidencia", enquanto chama o garçon para nos trazer mais uma garrafa de vinho gatão.
Tony Carreira é o seu ódio de estimação. Porquê?Não é da pessoa que não gosto. A minha empregada até acha que ele é lindo. Mas não é justo que ocupe o espaço que deveria ser preenchido com os cantores que, em Portugal, têm uma poesia e estéticas fabulosas. Ele não faz música popular; faz música populosa – um misto de popular e piroso.
Na reunião do Quarteto 1111, desta vez o Tozé Brito está confirmado?
Sim, está confirmado. Da última vez, no MusicBox, ele estava nos EUA. Desta vez vai ser bom tocar com o Tozé, so espero é que ele se controle com a bebida.
Nos anos 70 enquanto quarteto 1111 deviam tomar muitas drogas para conseguir recriar todas aquelas experiencias psicadelicas?
Sabe Leonel não digo que não fumássemos umas coisas de vez em quando.Pronto eu se calhar eu era o mais "clean" de todos, mas drogas pesadas numca foram a nossa cena"
"Houve alguém, que não eu, que afirmou que o Quarteto 1111, pela sua obra, foi a melhor banda de pop-rock da Europa Continental?
Porque éramos muito mais ousados, porque fomos muito silenciados e sobretudo porque éramos muito avançados para a época. Nem a Espanha, nem a França, nem a Alemanha e seria interessante que nós, os portugueses, percebêssemos isso. Sim, toda a gente conhece a “Lenda D’El Rei D. Sebastião”, mas essa é apenas a ponta do iceberg. Há muito mais». Sim é verdade. Nunca fui coerente e gravei coisas boas e coisas más. Mas o meu muito bom é do melhor que se faz na música popular portuguesa desde sempre. E o meu muito mau é, de qualquer forma, melhor do que o óptimo do Tony Carreira». E assim se arruma o assunto.

Sem comentários: