domingo, 15 de junho de 2008

Suíça - Portugal


Falando do Suíça – Portugal que acabou há pouco, não há grande coisa a dizer, até porque a partir da 2ª parte acompanhei o jogo com bastante desinteresse. De início pensei que mesmo com uma equipa formada maioritariamente por suplentes (e bons suplentes, diga-se) seria mais do que suficiente para uma Suíça bastante debilitada por já não se ter qualificado, ainda que com a garra de vencer o ‘jogo de honra’.

Começando na baliza, Ricardo fez erros mas redimiu-se deles (e teve sorte, como o costume, vá lá). Continua a dar calafrios nos cruzamentos, e aquilo de defender com os punhos bolas frouxas que vêm direitas a ele, também não consigo entender.

Na defesa o estreante caceteiro Bruno Alves pouco fez, e nunca na vida é melhor que o Bosingwa. O Miguel cada vez que tocava na bola ou era para fora ou era um passe para um jogador contrário. Pepe continuou a fazer o que se lhe era pedido, aparecendo bem no jogo. Fernando Meira esteve bem também, sólido, e mesmo vendo a repetição aquilo não me pareceu penalty... Paulo Ferreira estava com demasiado gás e teve sorte em não levar um vermelho directo depois daquela entrada. Jorge Ribeiro que entrou para o lugar dele, também não fez nada melhor que o lateral do Chelsea e acabou por levar também um amarelo.

No meio campo o estreante Miguel Veloso, o Beckham português, pouco se viu. Moutinho, que o rendeu, também não veio trazer nada de mais ao jogo, tirando um remate para as bancadas perto do final. Raúl Meireles também esteve extremamente apagado embora ligeiramente melhor do que o resto dos homens do meio campo.

À frente, Nani jogou bem, embora algumas vezes um pouco precipitado, fazendo da sua velocidade a sua melhor arma, mas tornando-se um bocado mais vulnerável no um para um. Aquela bola ao poste e a outra desviada para a trave, foi pena. Quaresma por outro lado, demasiado showoff por ainda não se ter mostrado devidamente. Duas ou três trivelas não foram suficientes para colocar bem a bola em quem de direito, embora a primeira delas tenha sido um bom centro para a grande área. Hélder Postiga, teve azar, misturado com alguma pouca qualidade, quase que conseguiu fazer o que se lhe era pedido, e viu um golo ser mal anulado. Mesmo assim lutou bastante para demonstrar que sabia jogar e dou-lhe um thumbs up por isso. Hugo Almeida foi uma nulidade ainda maior que no seu jogo anterior.

Resumindo, uma equipa demasiado relaxada que acabou por ver a Suíça jogar, e bem, porque só se revelaram na 2ª parte. Barnetto, Senderos, Fernandes, Yakin e Inler, muito bons jogadores. O resultado foi mais que justo, e a jogar com esta tranquilidade... continuo a dizer que não chega para uma Holanda ou Espanha. Será que foi a tal notícia do Scolari que veio afectar alguma coisa ? Ou foi um jogo na descontra para promover as boas relações entre emigrantes portugueses e suíços ?

Man of the match : Yakin (por mim), Yakin (pela UEFA), porque se tivesse que escolher um português... nem sei.

De notar também a fraca arbitragem, demasiado excessiva (mais de 50 faltas) onde algumas (importantes) ficaram por marcar.

PS: de notar a fantástica reviravolta da Turquia (a perder 2-0 fez o 3-2 em 15 minutos. Nihat, sempre em grande)

Um futebolístico bem haja,


- A

3 comentários:

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Parece que o Filipão já perguntou a Murtosa, como se diz picanha em ingles..

Anónimo disse...

so tenho pena de scolari ir embora pq leva murtosa com ele.. :(

Johnny disse...

Nani para melhor(menos mau) jogador português no jogo mas agr é derrotar os alemães!

P.S.- O verdadeiro medo de cruzamentos, livres e cantos q vais ser neste jogo!...