domingo, 8 de junho de 2008

Portugal - Turquia



Eis-nos chegados ao evento que faz os Portugueses sair à rua em grandes massas para outra coisa que não seja reclamar contra os preços do gasóleo ou melhorias no sistema de educação, o Euro 2008.

Vou portanto fazer uma espécie de rescaldo do jogo de ontem, embora saiba que possa ter imensos pontos de vista.

Começando pelo 11, desde já fica a perda de Portugal pelo guarda redes Quim, que pela época que fez durante o ano, por mim, e mesmo sendo eu do Sporting até, merecia a titularidade. O Ricardo pouco (e ainda bem) teve que fazer. De notar ali umas duas saídas que me deram calafrios (porque quem é do Sporting já sabe com o que pode contar do Ricardo) e mais duas ou três invenções que lá lhe calharam bem...

Na defesa, o Ricardo Carvalho continua imbatível, e o Bosingwa para mim foi dos melhores em campo. Ninguém passou por ele e ele conseguia fazer a ala toda sem problemas. Pepe também esteve em grande evidência ao fazer o golo, (incluindo mesmo o que não contou), apesar de eu ainda achar que ele consegue fazer bem mais, porque afinal, segundo o Real Madrid, é dos melhores centrais do mundo... Paulo Ferreira, um gajo bastante apagado, que mesmo assim fez o que lhe era pedido e conseguiu safar-se bem.

No meio campo, João Moutinho justificou plenamente a inclusão no 11 principal, e o nº 10 que tem na camisola. Deco fazia os seus passes milimétricos e continua a ser o melhor distribuidor de jogo que a selecção tem. Petit apesar de já estar 'velho', estava para aí em 3º no top de quem mais correu. Não deu muita cacetada, ao menos isso. Anos de experiência...

À frente, Cristiano Ronaldo pareceu-me uma sombra do que é no MUFC, para não surpreender muito. Um livre ao poste e um passe no início da jogada do 2º golo (que mesmo assim demorou a fazer, devia estar a pensar passar por mais 3 ou 4 e rematar para fora). Não duvido da sua qualidade como 'o melhor jogador do mundo', e não deixa de ser 'imprescindível' mas mesmo assim, não me convenceu. Simulão, no outro lado, só o via quando era apanhado em fora de jogo, e poucas vezes o vi a fazer alguma coisa de jeito com a bola. O Nulo Gomes também não apareceu tanto quanto deveria aparecer, embora vá aqui uma palavra de apreço para com ele já que mandou 2 bolas aos ferros (esperemos que à 3ª seja de vez) e que jogou bem melhor do que nos últimos tempos.
Nani devia ter jogado, se não de início, mais cedo para o lugar do Simulão. Assim talvez o Ronaldo tivesse outro tipo de apoio, uma vez que não sou lá muito adepto da táctica de o meter a ponta de lança. Raúl Meireles apenas teve que empurrar para o fundo da baliza, após um excelente movimento de Moutinho.
Dos que ficaram no banco, os portistas que me perdoem, mas ainda bem que o sarrafeiro do Bruno Alves não entrou, e por mim, o Quaresma também não fez grande falta.

A reter no 1º golo. Expliquem-me porque é que com tanto suposto bom jogador em campo, um central teve que ir lá à frente para finalmente fazer o 1-0 ?

De notar que se no momento do 2º golo, na posição do Moutinho, estivesse o Quaresma, o Ronaldo, o Postiga ou o Hugo Almeida, tenho sérias dúvidas que tivessem feito o passe para o Meireles.

Man of the match: João Moutinho (por mim), Pepe (pela UEFA).

Resumindo, uma exibição 'mais ou menos' frente a uma Turquia muito apagada, que se limitava ao contra ataque e a defender bastante. O Emre e o Nihat continuam a fazer boas jogadas, e um gajo qualquer na defesa que não me lembro do nome também jogou bastante bem. Sinceramente, para a selecção avançar mais do que os quartos, vão ter que jogar bem melhor do que isto.

Um futebolístico bem haja,

-A

3 comentários:

Anónimo disse...

Jogamos o que bastou na minha opiniao para dominarmos o jogo..Quanto ao Paulo Ferreira do qual eu tinha uma boa imagem pessoal,vi esta semana numa revista cor de rosa k tem como cantora favorita a Celine Dion e o seu actor preferido é o Jackie Chan. Não digo mais nada...lol

Anónimo disse...

é como te digo caro leonel, chegou para dominar, mas a jogar assim contra a frança, itália, alemanha ou espanha não ganhas...

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Acho que Simulão esteve bem e Nulo Gomes apesar de não ter conseguido facturar, fez um passe milimétrico para Pepe, fazendo este o primeiro tento da equipas das quinas. João Moutinho A+ e o número 7 que não tente ser o Lone Ranger.