terça-feira, 27 de novembro de 2007

Primeiro o Luto e depois nada será igual


É com grande tristeza que este blog está de luto. Hoje quando me dirigia com uma amiga à tasca do Dom, vi o dono bastante estranho do outro lado da rua a mirar o seu estabelecimento, achei a situação um pouco estranha, mas atravessei a rua e fui cumprimentá-lo, foi quando me disse que tinha passado a tasca. Desatei a rir, pois o Dom sempre tinha uma graçola ou outra debaixo da língua pronta a mandar, este fez um olhar mais sério e disse-me que realmente era verdade, que tinha passado o café a uns manfios lá da rua que, tal como nós, passavam lá grandes momentos. Fiquei sem reacção, parecia que grande parte da minha vida estava a ir-se embora, estou desolada. Trago grandes recordações da tasca do Dom, o próprio Dom era a maior e melhor recordação que tenho de lá, depois havia ainda a "fraumcesa" picante, o santal de uva, o bilhar a pala, os finos com sabor a ovo, os residentes habituais (wise guys), a conceição, a comemoração da eleição do Cavaco a presidente da república...e toda a aura positiva e muito pouco honesta que aquele lugar tinha. Reparei de cá de fora que mudaram a máquina de tabaco e alguma da disposição do café.
Dom disse-me que apesar de se ter visto livre do seu estabelecimento ainda impunha respeito lá dentro e que iria lá estar muitas vezes mas que de facto aquele já não era o seu café.
Imagino agora que daqui por uns dias a tasca vai ter mesas modernas, vai deixar de vender a fêvera no pão e nem mesmo as mulheres da fábrica vão lá comer um bolinho de bacalhau dentro do pão e beber um copinho do casticinho. Onde é que eu e os meus caros compinchas agora vamos ouvir os maravilhosos golpes e peripéciasdo Dom e desfrutar de uma chouricinha assada ao mesmo tempo.
Sei que este assunto merecia mais desenvolvimento mas ainda estou a recuperar do choque.
Apesar de tudo de mau que vai acontecer daqui para a frente, o estabelecimento continua com o mesmo nome.
No fim da conversa, quando me vinha embora ouvi ainda o Dom dizer "Deixe lá menina assim tenho mais tempo para as minhas amigas"...

5 comentários:

Anónimo disse...

É um dia triste para toda a gente...

Anónimo disse...

foda-se !

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Foi uma grande facada no coração, ms temos de fazer uma manifestação contra estes tempos modernos, que nao trazem nada de bom.

Leonel de Santamaria disse...

o meu coração esta destroçado..

Anónimo disse...

o que sera deste mundo onde nao se preservam os valores de antigamente...