segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Bons velhos tempos.

Depois de uma conversa de esplanada com Leonel, Pires e Goretti, já se sabe que muito provavelmente há material para bons posts. Hoje veio-nos à memória um antigo professor de EVT, ou Educação Visual e Tecnológica, para os leitores que possam não ter mais formação do que a 4ª classe, ou para aqueles mais esquecidos.
Estávamos no 5º ou 6º ano, penso eu, e apesar de eu e Pires não andarmos ainda na mesma turma, tínhamos esse mesmo professor.

Amândio de seu nome, apelido desconhecido, fazia dos trabalhos manuais uma arte elevada à preparação de um space shuttle para Marte. Um homem peculiar. Estava sempre cheio de rage, cabelo puxado para trás com brilhantina, umas vestimentas de sonho, bochechas vermelhas como um gnomo do pai natal e um bafo igualado ao de um sem abrigo acompanhado de um garrafão de paizinho.

Ele parecia-se mais ou menos com isto :















A visão do pullover habitual sobre a camisa de cor extravagante, em conjunto com as habituais calças de cetim cor de vinho, finalizados com um sapatinho preto envernizado muito tradicional, dava um aspecto aterrador quando se aproximava de nós.
Nunca eu e o Pires nos vamos esquecer dos grandes cachaços que levámos porque não estávamos a fazer um ponto de cruz decente aquando do fabrico de um porta lápis de lã, ou simplesmente porque lhe apetecia. Amândio não precisava de razões.

Conduzia um bólide de marca Hyundai, modelo Pony GLS, que estava sempre parado em frente à escola. Quando estava mal estacionado significava pouca paciência, ou seja, sarilhos para o nosso lado entre as 14.20 e as 16.25 às quartas feiras.
















Tinha também um sidekick chamado Garcia, mais conhecido por 'o electricista'. Este senhor usava suspensórios à bombeiro, era bastante inútil e tinha um sentido de humor bastante grave. O que o caracterizava era sentar-se à nossa beira e sair-se com a frase 'E nozes?' como se fosse uma coisa extremamente engraçada.

Sempre gostei de EVT, era tipo Educação Física mas sem se sair do sítio. E muito deste meu gosto deve-se ao Amândio e aos grandes ensinamentos dele, por isso se der com este blog, um grande bem haja senhor professor !


-A

2 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Garcia nao passava de um pervertido sexual com a 3classe que gostava de galar as "doutoras" e comer tangerinas...

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Havia sempre aquele que vivou 10 anos na mentira por pensar que era "Armândio". Como é possivel?