terça-feira, 14 de outubro de 2008

Janis Joplin...The real rockstar


Janis Joplin a pérola do rock morreu em outubro de 1970 de overdose, aos 27 anos, com a mesma idade que Jim Morrison, Jimi Hendrix e Brian Jones (guitarrista dos Stones) e Kurt Kobain.
Janis Lyn Joplin nasceu em Porth Arthur no Texas, em 1943. Solitária, cresceu rodeada pelos negros e pela influência do blues.
Aos 17 anos, fugiu de casa por não tolerar a vida pacata e os moradores machistas e racistas da pequena cidade. Foi para Los Angeles onde trabalhava como telefonista de dia e cantava em bares a noite em troca de bebida e drogas. Neste mesmo ano, foi para Venice Beach, onde morou numa comunidade hippie.
Um dos momentos mais marcantes da sua carreira viveu-o a 16 de Agosto de 1969 no Woodstock onde interpretou "Summertime", de George Gershwin.
Numa das histórias mais bizarras da musica conta-se que Janis teve relações sexuais com vários homens que seguiam consigo num avião!
Um mito que ainda hoje vive nas canções que fazem sucesso há mais de três décadas.
Para recordar fica o clássico "Mercedes Benz".



Oh Lord, won’t you buy me a Mercedes Benz ?
My friends all drive Porsches, I must make amends.
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So Lord, won’t you buy me a Mercedes Benz ?


M. Goretti de Joplin Cavalo

2 comentários:

Marca Porto disse...

Concordo. Uma rockeira á séria. Grande voz. Piece of my heart também é um grande som. A Amy é a sucessora desta..Até no morrer cedo. Mas falta-lhe um disquito. A Joplin gravou 3...

Anónimo disse...

Sou grande fan da Joplin :) Obrigado por teres colocado aqui esta música. Beijinhos Goretti