terça-feira, 21 de outubro de 2008

Platão



É com grande honra que hoje estou a postar sobre Platão. Eu sei que muitos odiavam filosofia e que vão ter um pequeno vómito quando virem aqui isto mas, através da experiência que tenho sobre doentes psiquicos, acho pertinente falar sobre o meu esquizofrénico favorito Platão. Para quem não sabe um esquizofrénico é uma pessoa com superioridade intelectual e que tem o "previlégio" de conseguir vivenciar duas realidades diferentes, a comum a uma pessoa considerada "normal" e a sua própria realidade, realidade essa que mais ninguém possui.
Platão, como doente psiquico de primeira ordem, um dia afirmou existirem dois mundos, o mundo inteligivel e o mundo sensível. Platão afirma que a alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento. A alma é uma substancia independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele de forma temporária e acidental.
As almas pertencem ao Mundo Inteligível ou Mundo das Ideias. As ideias tem uma realidade objectiva, substancial, são o modelo ideal de todas as coisas que existem no Mundo Sensível, com base nas quais as coisas foram criadas ou tendem a ser realizadas.
Os corpos pertencem ao Mundo Sensível ou Físico. As coisas que existem neste Mundo são mais ou menos perfeitas conforme a sua semelhança com os respectivos modelos.
Mas as almas aspiram a libertar-se dos corpos e retornaram ao mundo das ideias. Só que para que isso aconteça é necessário que se libertem do ciclo reincarnações a que estão aprisionadas. Quando morre um corpo, a alma transmigra para outro, mas antes faz uma viagem pelo mundo das ideias. A viagem e a transmigração está contudo condicionada pelos actos praticados na vida anterior. As almas dos indivíduos que tiveram uma vida virtuosa, são recompensadas de duas formas: a) na sua nova passagem pelo Mundo das Ideias tem um maior contacto com as Ideias; b) o novo corpo em que reincarnam pertence a uma pessoa com um estatuto social mais elevado que o anterior.
A união da alma com um corpo não faz desaparecer as ideias que nela existem. Pelo contrário, estas vão sendo recordadas à medida que as experiências e a educação as despertam através da educação e da experiência sensível.
Tive muitas dores de cabeça à pala disto, mas hoje, através de experiências vejo que o homem tem razão!!


Atenção a quem não tem oportunidade de ser um Platão porque não é um esquizofrénico: LSD tem quase os mesmos efeitos!!

3 comentários:

Marca Porto disse...

Cá pra mim andas a perder demasiado tempo no mundo inteligível, das sombras...água com açucar cura isso...

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Cá para mim devias comer menos cócó.

Anónimo disse...

Goretti eu e os meus colegas cá do centro de saúde temos dado uma vista de olhos pelo teu blog e dos teus colegas, se calhar também do nosso ramo, e temos dado grandes gargalhadas. Realmente o blog está muito bom.
Se calhar a colega devia promover a saúde e fazer menos uso do abuso de substâncias. Cumprimentos.