quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Coisas do passado 5 : O Modem 56k.

Ah, o mavioso som de qualquer coisa como ‘lksjdflksjdlfkjshhhhh. Biip, biip, biip.....lkajdlkajsdlkajsldkjalskdk shhhhh rruuoooooiooouououoooo puripoi porit porit proobip. Fssssst shhhhhhht chhhhhhssssst’ e as memórias que traz.

Pois é, o modem 56k. E nem vou falar nos 9600 e 33k porque são basicamente a mesma coisa mas mais lentos. Nos tempos em que um pc sem internet era perfeitamente normal, e em que era giro jogar o minesweeper, fazer desenhos no paint e imprimir instruções de aviões de papel no Microsoft Publisher.

O modem 56k marcou uma época. Uma época em que a internet se começou a globalizar nas casas ‘comuns’, e um gajo aderia à Telepac ou à IP e ia ao multibanco carregar 30 horas de net por uma módica quantia de 5 mil escudos. Ou então quando já não havia horas usava-se a np77bb (para quem ainda se lembrar...).

Fui o primeiro da minha rua a ter um Diamond Supra Express, era altamente ter pings de 200 no CounterStrike ! Outras memórias que tenho é de ir para a casa de ZX ver o site da playboy (não me chamem wanker, tinha 10 ou 11 aninhos !). E o BackOrifice? Abrir drives de cd-roms à distância e reiniciar o pc dos outros tinha o seu quê...

Sim senhor.

Um tempo em que para sacar um mp3 demorava mais de 20 minutos e em que o telefone ficava impedido (os sortudos tinham RDIS e sacavam em metade, e não tinham o telefone impedido). Depois começou a pagar-se à hora, mas já não me lembro quanto era, mas ainda era carote. O telefone continuava impedido.

Uma época em que se odiava o pessoal de Lisboa porque eles já tinham cabo há imenso tempo e nós nada. Em que ir para o mIRC era a melhor coisinha e o mais bizarro que se usava era o ICQ. Mandar mails era de muito longe a longe.

Não é por nada, mas acho que se dava muito mais valor à internet dantes. Agora é uma coisa banalíssima, e até o pastor das ovelhas da netcabo tem e a Ana Free com 16€ também vai lá. Ainda bem ?


Um lento bem haja,

-A

7 comentários:

Goretti de Anfetamina Cavalo disse...

eu tive um desses e o barulho k ele fazia era simplesmente magnifico!!!

prt disse...

E tapar o fdp às tantas da manhã para os papás não ouvirem o barulho dele a ligar?

Abílio disse...

tinha que ser caro prt ! :D

Leonel de Santamaria disse...

"não me chamem wanker, tinha 10 ou 11 aninhos!"Pois meu caro Abilio sinto culpa nas tuas palavras...

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Tenho saudades desse tempo ;)

Kp disse...

Eu tinha uma conta da IP: eram CINCO CONTOS POR MÊS por 25 horas.

Depois mudei para a telepac, porque pelo mesmo preço tinha TRINTA HORAS!!

Kp disse...

Hah. Não tinha percebido a parte de "ir para casa de ZX".

Playmate de Maio de '97? Ainda numa disquete lá em casa.