domingo, 18 de janeiro de 2009

Coisas do passado 7 : Os jogos.

Numa onda revivalista relativa aos jogos, sejam os de tabuleiro ou os outros, aqui fica um apanhado geral.

Macaca: Giz e uma pedra, e estava a festa feita. Equilíbrio era um factor determinante, assim como um fantástico skill de saltar ao pé coxinho. Jogo com traços de ‘malha’ para que já se tenha noções de arremesso para quando se for velho e se for jogar com os amigos em piqueniques ou pescarias e/ou churrascadas.


123 Macaquinho Chinês: Muito provavelmente conhecido por outro nome, noutras partes do país (por acaso lembrei-me agora do ‘Mamã dá licença’, so que como não tem nada a ver e realmente nem me lembro de o jogar, não vou falar nele), era sempre bom ser o gajo ‘a contar’ e tentar fazer os outros rir para os mandar embora.


Esconde: Por falar em contar, o esconde-esconde (ou simplesmente ‘esconde’) é provavelmente o jogo mais conhecido da nossa infância. Quanto maior o espaço, pior para o gajo que estava a contar. Aliás, lembro-me de jogar uma vez na quinta dum colega em que aquilo era tão grande (e à noite) que eram 3 gajos a contar, e mesmo assim era fodido. De notar os truques de se meter logo atrás do gajo até que ele acabasse de contar, e os fatídicos ‘1 2 3, não sei quantos LIVRA TUDO’ que eram absolutamente geniais. Uma palavra de apreço a estes resistentes que conseguiam ficar metidos num arbusto durante 20 minutos até vislumbrarem um microespaço livre para correrem para a ‘casa’ e fazerem o pobre coitado contar outra vez.


Apanhada: O típico. O cristo que corria atrás dos outros, assim que tocasse em alguém, era esse a apanhar. ANDA-ME ACAÇAR !


Elástico: Nenhum gajo alguma vez soube jogar isto. É um segredo das gajas, e só elas o sabem jogar e nunca contaram a ninguém. A sério.


Ondamania: Também conhecido por ‘Slinky’. Impressionante como uma coisa tão simples pode ter tido tanta divulgação.


Diablo: A par do iô-iô e do pião, havia malta a desbundar muitos truques com estas coisas. Eu próprio tive um diablo que brilhava no escuro (único na altura), um iô-iô da Fanta e sou gajo para ter jogado ao pião 2 ou 3 vezes...


Berlindes: Nunca joguei ao berlinde. Na realidade só os coleccionava, e ainda tinha uns quantos...


Caricas: Era o rei disto eu. Eu mais a minha carica da Super Bock que muitas alegrias me deu.


Tragabolas: Também conhecido por ‘Hungry Hippos’, este jogo consistia em 4 hipopótamos que ao carregar num botão esticavam a cabeça e comiam bolas à solta no tabuleiro. Tinha a sua piada se não fosse jogado à lá Gardere.


Mauzão: Presença assídua na garagem de Pires, o Mauzão será sempre olhado com desconfiança uma vez que parece muito dócil mas ataca sem piedade os mais incautos!


Monopólio: Um jogo mais de ‘adultos’, dizia-se. O jogo em que as pessoas ao fim da primeira ronda já estavam todas fartas. Para mim bastante boring, se não se jogasse à minha maneira. Ou seja : distribuir o dinheiro, propriedades também do género baralho de cartas, e 5 hotéis e 10 casas para cada um!



Há muitos mais claro, tipo Cluedo, Rolabola, e afins mas espero que estes vos tenham trazido boas recordações !

ARREBENTA A BOLHA !


Um divertido bem haja,

-A