quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Legalizar a Cannabis


Este tema já foi debatido de mil e uma formas, agora gostaria eu, M. Goretti, nas minhas crónicas debatê-lo convosco. Poderia aqui desencadear um rol de efeitos nefastos provocados pela cannabis, mas em vez disso, vou falar apenas dos efeitos positivos que esta droga, tão mal vista aos olhos de uns e apoiada por outros, traz ao organismo humano.
Começando por um pouco da sua história "Desde há mais de 1000 anos antes do tempo de Cristo até 1883, o cânhamo-de-cannabis - de facto, a marijuana - foi a cultura agrícola mais importante do nosso planeta, e a sua maior indústria, envolvendo milhares de produtos e empresas; produzindo a maioria das fibras, tecidos, óleo de iluminação, papel, incenso e medicamentos da Terra. Era além disso uma fonte primária de óleo alimentar e proteínas essenciais para seres humanos e animais."
A cannabis, a nível terapêutico está indicada nos seguintes casos:

- para doente oncológicos (doentes com cancro), esta substância é utilizada de forma a minimizar as náuseas sentidas pela quimioterapia.
- para doentes do foro psicológico, como depressões, a cannabis é utilizada para diminuir sintomas como a depressão e ansiedade, cada vez mais comuns devido ao stress diário
- para pessoas com patologias como a asma, funciona como broncodilatador
- para pessoas imunodeprimidas (como portadoras de HIV)

Sabendo que anualmente se realiza em todo o mundo a marcha da legalização da cannabis, Portugal pode orgulhar-se de ter como cabeças da organização o DR. Pinto Marques - Psiquiatra e o Dr. Afonso Alsemo da Villa - Cardiologista, que com os seus conhecimentos e estudos se empenham para a legalização desta substância que aos seus olhos é bastante vantajosa. Ora, se temos dois médicos à frente deste projecto, isto quer dizer que afinal os beneficios da cannabis são de extrema importância.

Legalizar a cannabis vai acabar com uma grande rede de tráfico e vai impedir que crianças com 12 anos ou menores andem a traficar droga por serem alvos de pouca suspeita.

Certamente que se alguém estiver a consumir cannabis,na sua forma fumada, em público não vai incomodar ninguém! É apenas fumo, como o próprio tabaco produz, e alguém vê com maus olhos uma pessoa fumadora que vai a passar na rua?

Por fim gostava de deixar aqui um testemunho:

"Muita gente fala simplesmente sem saber, dizem que gostam ou que não gostam de drogas sem terem o mais mínimo contacto com elas. Ora bem, quando dizem que são nefastas...eu penso...eu consumo cannabis desde os meus 15 anos e já tenho 23, fumo todo os dias, uma média de 4 "charros" por dia e fiz um curso profíssional cá em Portugal, uma curso superior em Londres e agora tenho um
optimo emprego, ainda consumo cannabis todos os dias, afectou-me de alguma forma? Só se foi para melhor. Muito bom resto de dia para todos, e que Portugal e o mundo tenha uma mentalidade mais aberta." Ruben 3/10/08



beijinhos da sempre amiga M. Goretti de Anfetamina Cavalo

2 comentários:

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

Eh um grande post, ha mta gente que não faz a mínima ideia dos beneficios, enfim. é sem dúvida um post constructivo e instrutivo, ao contrario de outros. um grande bem-haja

Anónimo disse...

é isso!libertem xanana gusmão!abaixo o muro de berlim!