quinta-feira, 24 de julho de 2008

Coisas do passado 3 : Os Fás.

Como outro qualquer episódio que se podia passar no verão, o calor fazia com que recorrêssemos aos gelados. Fosse Olá ou fosse Camy, ainda me lembro quando um Mini Milk custava 25 paus, e agora ja deve ser para aí um euro. É certo e sabido que um gajo crescido já não come Calipos, não vá levar com os piropos dos amigos sobre a mestria do ‘saber bem chupar’ e esse tipo de coisas. Mas os putos adoram. Para eles não existe um Feast nem um Magnum, é o Calipo e o Corneto de morango ou de nata quando querem algo mais alimentício. Mas estes gelados, ditos ‘maiores’ já não eram baratos, e quando o dinheiro apertava, infelizmente (para a saúde) recorria-se aos fás.

Os fás, ou fãs, ou algo do género dependendo do sotaque de cada um, consistiam muito sucintamente numa tira de plástico a envolver um pedaço de gelo com corantes em que o sabor variava com a côr.

Do vermelho morango ao popular laranja, ao amarelo quase limão, passando por um azul que nunca conheci ninguém que se tenha atrevido a experimentar, no belo castanho/preto de coca cola, a acabar no verde tutti frutti, a escolha era imensa. No fundo qualquer que fosse o sabor, acabava por não interessar, porque como era gelo, sabia a gelo na íntegra, e de vez em quando lá vinha o sabor a corante.

Quanto ao tamanho, isso já envolvia preços. Se bem me recordo havia de 10 paus que tinham uns 20cms, os de 20 que eram maiorzinhos, os de 50 que eram aqueles que a maior parte queria pela relação preço/qualidade, e finalmente o de 100 que era um estouro que tinha pouca saída, uma vez que já se comprava um gelado ‘a sério’ com esse dinheiro. Quando o gelo acabava, só sobrava o corante, então era enrolar aquilo para vir o suminho todo para acabar o belo repasto.

No final, tenho plena consciência que os fás me roubaram uma boa meia dúzia de anos de vida. Isso e aqueles tubinhos com uma coisa qualquer lá dentro tipo açúcar que fazia lembrar cocaína. Felizmente nunca me meti nisso!

Depois de procurar arduamente na net, é mais que óbvio que nunca ninguém tirou uma foto a um fá, ou sequer os menciona, mas de certeza que todos se lembram do que era...

E assim se passava uma tarde no café em frente à escola à espera que o pai ou a mãe nos viessem buscar.

Um artificial bem haja,

-A

2 comentários:

Anónimo disse...

ai k ja nao m lembrava dos fás!!! isto das csas do passado, fez lembrar o Tulicreme!! fica a sugestao ;)

Anónimo disse...

fenomenal ... entao n me lembro?? na minha terra comprava-se numa papelaria em frente á escola básica que tinha tambem imensas gomas... mas como não nos deixavam sair (só quando acabassem as aulas) eramos entre as grades que rodeava a escola pediamos ás pessoas que passavam para ir buscar esses gelados, num dia assim de calor, ou gomas, ou akeles chupa-chupas que eram azedos no inicio lolol ... enfim bons tempos ...