quinta-feira, 26 de março de 2009

Limbo time!

Sim, o derradeiro sistema límbico falado há dias, por mim próprio, sistema esse que com a devida estimulação pode transformar um nerd em sedutor, como tão depressa herói em selo.

Poderia andar para aqui a fazer copy-paste do livro de anatomo-fisiologia para descrever tudo em pormenor, mas seria uma seca para toda a gente e também não tive vagar.

Imaginem um centro responsável pelas reacções e emoções/necessidades primitivas e fisiológicas do ser humano. Desde fome, libido sexual.... a reacções como ansiedade, panicar e bater mal.


Este é um dos componentes do S. Limbico,

Hipotálamo: É parte mais importante do sistema límbico. Além de seus papéis no controlo do comportamento, essas áreas também controlam várias condições internas do corpo, como a temperatura, o impulso para comer e beber, etc.

Essas funções internas são em conjunto denominadas funções vegetativas do encéfalo, e seu controlo está relacionado com o comportamento. Ele mantém vias de comunicação com todos níveis do sistema límbico. O hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções.

Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprazer e a tendência ao riso (gargalhada) incontrolavel.

De um modo geral, contudo, a participação do hipotálamo é menor na gênese do que na expressão(manifestações sintomáticas) dos estados emocionais.

Quando os sintomas físicos da emoção aparecem, a ameaça que produzem, retorna, via hipotálamo, aos centros límbicos e, destes, aos núcleos pré-frontais, aumentando, por um mecanismo de feed-back negativo, a
ansiedade, podendo até chegar a gerar um estado de pânico.

___________________________________________________

Portanto se realmente chegaram aqui sem dormir depois de ter lido o que ta em cima, o hipotálamo não desempenha todas as funções do sistema limbico, contudo é a estrutura anatómica que reúne grande parte das suas características lol também não ia por a restante anatomo-fisiologia, senão ninguém lia o post.

Depois de terem percebido a ideia-chave, agora imaginem os beneficios possiveis da estimulação de alcool, estupefacientes e etc, como creatividade (artistas), apetite (distúrbios alimentares) etc.. Por outro lado também dá para perceber as lesões severas que podem ser originadas com estes mesmos vicios (desde X doencas neurologicas como AVC a perder necessidades básicas como saber quando devem fazer chichi).

2 comentários:

Anónimo disse...

hip hip, hipotálamo !

leonel disse...

sim posso dizer que ja me tornei num verdadeiro mestre da arte de galantear com a bebida.. como tambem ja fiquei um pouco quilhado e incapacitado de lançar tais chalaças..