sexta-feira, 20 de março de 2009

Episódio de Urgência

8h01m Goretti dirige-se ao seu mais recente posto de trabalho..Serviço de Urgência. À chegada o choque é total, duas salas com capacidade para oito macas cada, de modo a proporcionar um ambiente minimamente confortável ao utente, atafalhoadas com 20 e poucas macas cada uma e mais uma dúzia de cadeirões. Na urgência não se pára é sempre a entrar e sair gente uma confusão acompanhada de choros e gritos e o trabalho de um enfermeiro para além dos cuidados é tentar manter aquelas duas salas minimamente transitáveis. Mas não é isso que me leva a fazer este post. Estava eu muito bem a fazer uma colheita de sangue a um senhor, quando oiço um "fiu-fiu" atrás de mim. "Velhos", penso eu, "nem as portas da morte deixam de mandar a sua bocoila"!! O assobio repete-se e viro-me para trás para fazer um olhar de mete nojo quando vejo um rosto familiar a fazer medicação intravenosa, de pijama e sentado num cadeirão. "Menina enfermeira disse ele" era o Dom, estava com um aspecto triste, provavelmente porque o turno estava a ser feito pela maioria enfermeiros homens. Corri para a beira dele a perguntar o que se passava como se já não calcula-se a resposta. "Ontem bubi mais e comi um bacalhauzinho frito e hoje de manhã os diabetes foderam-me", tipico...Depois mais tarde voltei a vê-lo e lá estava ele de pé com a garrafa de soro na mão a disparar caralhadas para todos os médicos a dizer que se tinha que ir embora e que tinha muito que fazer..Não voltei a vê-lo, mas consta-se que ele deu alta a si próprio...

P.S. Fui investigar e o Dom tem 31 episódios de urgência desde 2004.


Um beijinho M. Goretti

2 comentários:

Abílio disse...

é no que dá buber demais!

Artur "Bocadillo de Jamon" Pires disse...

So mesmo o dom, imagino que 2 avc em 31 episodios, apesar de tudo nao esta mau.